É de conhecimento público que diante o atual cenário causado pelo COVID-19 todo o mundo teve de se adequar a uma nova realidade, a do isolamento.
Muitas áreas de extrema importância para o funcionamento do Estado foram diretamente afetadas, a saúde, segurança, economia, turismo e aqui no caso a educação.
Como sendo um evento inigualável e inesperado, toda dinâmica social teve de ser adaptada a ser realizada de forma distante, hoje nos encontramos no auge da era digital, com o advento da internet e suas ferramentas foi possível eleger novas formas de ensino, visto que mediante a necessidade do isolamento social, foi-se necessário, obviamente, essa adaptação.
Agora diante do momento de estágio, no campo da licenciatura a adaptação também se fez necessária para ser evitado o prejuízo dos graduandos, para tal toda a esquematização do estágio passou por inúmeras mudanças de carga horária, atividades etc, ainda visando a qualidade na execução do estágio o mesmo foi adaptado a se moldar as adaptações que as escolas sofreram com o atual cenário, dessa forma o estagiário continua seu trabalho sem atrapalhar o andamento das atividades escolares e ainda passa a auxiliar o professor orientador.
A escola destacada aqui é de ensino público estadual de tempo integral e guiou-se de março a junho de 2020, pelo Plano de Atividades Domiciliares (PAD), este fundamentado pelas diretrizes, indo de acordo com o período de suspensão. Durante esse momento inicial as maiores dificuldades encontravam-se na conectividade dos alunos e na readequação da metodologia e estratégias de ensino, para assim poder atender à nova realidade vivenciada. Ainda no primeiro semestre a escola também teve de se adaptar na forma em que realizava o acompanhamento do trabalho docente, nesse caso a escola conseguiu continuar de forma remota, com o planejamento coletivo feito por áreas do conhecimento, semanalmente via Google Meet, o acompanhamento da infrequência do aluno realizado por meio do trabalho dos Professores Diretores de Turma (PDT), e dos instrumentos e ferramentas que já existiam, como o SIGE e o Diário Online, alimentados continuamente pelos professores e demais membros da secretaria escolar.
Desde então os vários instrumentos disponibilizados pela rede de ensino são o Google Classroom, o Aluno Online e os grupos de WhatsApp já existentes em cada sala de aula. E de acordo com as estratégias metodológicas, estas seguem com aulas gravadas em vídeo, a disponibilização de textos e materiais que complementam o livro didático, aulas via Google Meet, e ainda a rádio escolar disponibiliza materiais em áudio preparado pelos próprios professores.
Enquanto a forma de avaliação utilizada durante o primeiro semestre de 2020 foram, inicialmente, atividades enviadas em PDF, postadas nas plataformas acima citadas, e em seguida acrescentou-se os formulários do Google Forms.
Para um melhor alinhamento e avaliação de desempenho da escola, durante a primeira semana de agosto foi realizada uma jornada pedagógica, que por sua vez buscava propor uma readequação do currículo para atender às necessidades educacionais de cada série levando em consideração a exigência do cumprimento dos dias letivos anuais e da carga horária mínima estipulada.
Reorganização das Atividades
Segundo um dos professores da disciplina de biologia da então escola, são realizadas aulas quinzenalmente via Google Meet, essas aulas tendo em média de 1 a 2 horas normais de duração, aqui já percebe-se uma mudança na forma de ensino, visto que presencialmente 1 hora aula equivale a 40/45 minutos de duração, e agora remotamente, as horas aulas estão sendo contabilizadas como horas normais de 60 minutos cada, ainda de acordo com o professor, a duração dessas aulas alterna de acordo com disciplina e conteúdo que se é estudado, uns demandando mais tempos que outros.
E são durante as aulas remotas que os alunos e o professor têm a oportunidade de interagirem simultaneamente uns com os outros, como se era feito presencialmente, tirando dúvidas, resolvendo pequenas atividades etc.
Atividades Propostas
Quanto as atividades remotas propostas aos alunos, essas estão sendo caracterizadas como atividades semanais, cada área disciplinar elabora uma atividade com seu tempo de espera ao retorno para o professor resolvida de uma semana, ou seja, o aluno tem sete dias para resolver a atividade a ele proposta.
As atividades propostas seguem um plano de aula adaptado para o ensino remoto, onde o aluno pode fazer a pesquisa ou resolver questões com seu próprio livro didático, ou pesquisando ainda mais profundamente com auxílio da internet, e tirando dúvidas e interagindo com o próprio professor e demais colegas por meio de um grupo chat no WhatsApp da própria sala de aula.
Estratégias de Avaliação
Quanto as estratégias de avaliação essas estão sendo realizadas por meio da participação do aluno nessas atividades remotas, também como nos resultados obtidos na resolução das provas, essas que de acordo com o professor vem sendo realizadas remotamente via Google Formulários.
Especificamente, a validação das atividades didáticas vem sendo efetivada das seguintes formas: foto que comprove a resolução, atividade “upada” no Google Sala de Aula ou no sistema Aluno Online.
Todos os processos aqui descritos são repassados ao aluno em forma de links ou documentos, todos enviados pelo professor por meio de três ferramentas remotas, a primeira sendo o Google Sala de Aula, este sendo disponibilizado pela própria Secretaria de Educação do estado, entretanto segundo o professor a maioria dos alunos encontram dificuldade no uso dessa plataforma, que de acordo com os mesmos ela é muito “pesada” para ser utilizada com os dados móveis do celular; Outra plataforma utilizada é a chamada Professor Online, nessa o professor dispõe das atividades e os alunos via Aluno Online podem ter acesso; Por último, utiliza-se muito do grupo chat do WhatsApp da sala, essa sendo a plataforma mais utilizada, visto que dispõe de uma simultaneidade maior.
Dessa forma qualquer aluno pode estar realizando suas atividades, visto que com a conveniência de possuir essas três ferramentas de comprovação/interação, o aluno pode enviar suas atividades ao professor na qual ele sente mais afinidade.
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