Pular para o conteúdo principal

A biotecnologia a serviço da ciência forense

A chamada Ciência Forense é um conjunto de conhecimentos científicos originados da junção de inúmeras outras ciências, aqui no caso iremos discutir sobre a Biologia Forense, um campo que está relacionado a diversos outros, como a medicina e criminologia.

Ela ainda mescla inúmeras áreas tanto da biologia quanto da medicina, como a Entomologia (área que estuda insetos), a Toxicologia (campo que estuda composição/efeitos/tratamento de substancias tóxicas no organismo), Biologia Molecular, Genética e Biotecnologia, que no caso é o tópico que vamos discutir hoje.

TÉCNICAS BIOTECNOLÓGICAS

As técnicas biotecnológicas são empregadas principalmente no campo da criminologia, mas também é utilizada nos campos civil, penal e administrativo.

No campo da criminologia é possível investigar e solucionar crimes através de processos/exames/testes laboratoriais oriundos de amostras de cunho biológico.

Imagine-se um perito forense em uma cena de crime, o que você faria?

Certamente coletar amostras biológicas que posteriormente serão utilizadas em testes genéticos, e para isso o perito é equipado com um kit de amostragem, esse responsável por levar a amostra segura e intacta para o laboratório. Após sua chegada em laboratório é verificada sua origem biológica, para só então definir que técnica deve ser empregada para extração de DNA desse material.

Agora imagine que seu trabalho é identificar o suspeito de um assassinato, ao analisar as roupas da vítima você encontra rastros de material genético do então assassino, porém a amostra era muito pequena, sendo assim você acaba usando a técnica PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para extrair e ampliar o DNA daquela amostra, após isso você multiplicou o DNA in vitro e iniciou o teste genético para identificar o criminoso. Mas ainda sim existia-se a dúvida de quem era o culpado, então após jogar os resultados num banco de dados criminal você consegue identificar o suspeito e ainda descobrir que ele era procurado por outros crimes.

Genética forense: como amostras biológicas podem ser utilizadas na solução de crimes
Fonte: SoCientifica (https://i1.wp.com/socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/08/pericia-criminal-biologia-forense.jpg?resize=1280%2C711&ssl=1)


Nesses dois exemplos que dei você conseguiu identificar a ação da Biotecnologia?

No primeiro temos o kit de amostragem, e no segundo a técnica de PCR e a multiplicação do DNA in vitro, tudo isso sendo o resultado da modernização da biotecnologia, e quando aplicada na criminologia podemos identificar criminosos e eliminar suspeitos inocentes, na medicina forense podemos fazer testes de paternidade, hereditariedade, além da possibilidade de utilizarmos vários tipos de material genético em todos esses casos citados, como sangue, saliva, ossos, tecido, sêmen etc.

Essas técnicas biotecnológicas também podem ser aplicadas em outras áreas da análise forense, como tráfico de espécies, biocrimes, fraudes na composição de alimentos, etc, porém nesses casos as amostras são oriundas de plantas, micro-organismos ou animais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PCN x BNCC

O Brasil tem estabelecido por lei os conhecimentos e habilidades que deverão integrar o currículo de todas as escolas do país, do ensino fundamental ao ensino médio. Fazem parte dessas ferramentas documentos que garantem sua autenticidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que serão os abordados neste artigo.   PCN O PCN surgiu em 1997, oriundo da necessidade de ofertar educação de qualidade a população, devido as altas taxas de repetência e evasão escolar. Eles são um documento que traz a interação como a grande concepção de aprendizagem, conta com diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam educadores na prática docente, garantem a coerência dos investimentos na educação, socializa discussões, pesquisas e recomendações tanto nas escolas públicas e privadas. Os PCNs formam o primeiro nível de concretização curricular, estabelecem metas para as quais devem convergir as ações politicas do MEC...

BioArtigo - Técnica de Bioluminescência de ATP

Estudo para validação de método rápido microbiológico aplicado a teste de esterilidade: Técnica de Bioluminescência de ATP DOI: 10.11606/D.9.2014.tde-26052015-135426 Autor: Aline Marinho Picanço Documento: Dissertação de Mestrado Data de Defesa: 2014-08-25 Palavras-chaves: Validação; Método Microbiológico Rápido; Teste de Esterilidade; Bioluminescência de ATP Resumo: A partir da avaliação e desempenho dos métodos convencionais e alternativos de esterilidade, este estudo investiga a equivalência ou possível superioridade do método rápido por meio da Bioluminescência de ATP. Para o estudo foram utilizados microrganismos certificados na forma de Bioballs® SingleshotTM, sendo adicionados a estes microrganismos Kocuria rosea e Micrococcus luteus. Por meio do método indireto (esterilidade convencional) e a Bioluminescência de ATP, foram validadas por meio do estudo da sensibilidade, especificidade, robustez e o limite de detecção do método alternativo. Sendo realizados ensaios ...

BioCuriosidades - Mitos e Lendas sobre Animais

Segundo cientistas os primeiros animais a surgirem na terra foram as esponjas marinhas, isso há 650 milhões de anos atrás, de lá pra cá passamos por várias eras, assim ao mesmo tempo que novos animais surgiam e evoluíam, alguns não conseguiram se adaptar e foram extintos, como o famoso exemplo dos dinossauros. O surgimento da vida na terra, tanto ela vegetal ou animal, é cercada de inúmeras teorias, mitos e lendas, isso ocorre devido a crença de muitas pessoas no sobrenatural, e também devido à falta de informação científica adequada. Agora vamos desmitificar algumas lendas sobre alguns animais. Embuá ou Piolho-de-Cobra ( Lulus sabulosus cylindroiulus) Embuá (https://www.gpabrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/11/piolho-de-cobra.jpg) Segundo lenda de Marajó PA, uma moça estava com um comportamento bastante diferente, a mãe preocupada começou a notar que a barriga da filha estava um pouco maior, preocupada com medo da filha ter sido abusada questionou-a sobre, mas ...