Pular para o conteúdo principal

A espécie humana pode ser dividida em raças?

Dentro da biologia o conceito de raça é utilizado para classificar os seres vivos.

Aquela velha história que aprendemos na escola, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Lineu o pai da taxonomia biológica, também em 1758, dividiu os seres humanos em quatro categorias, essas que ele chamou de raça.

Europeus (brancos) branco, sanguíneo, musculoso, engenhoso, inventivo, governado pelas leis, usa roupas apertados.

Africanos (negros) fleugmático, astucioso, preguiçoso, negligente, unta o corpo com óleo ou gordura, sua mulher tem vulva pendente e quando amamenta seus seios se tornam moles e alongados.

Asiáticos (amarelos) melancólico, governado pela opinião e pelos preconceitos, usa roupas largas.

Americanos (vermelhos) moreno, colérico, cabeçudo, amante da liberdade, governado pelo hábito, tem corpo pintado.

Infelizmente a partir disso o racismo ganha força e serve como uma das bases para os maiores atos hediondos da história da humanidade (já que existem também outros conceitos que surgiram a partir disso para legitimar , como o darwinismo social e a eugenia) como o Nazismo, Apartheid, Escravidão, Holocausto etc.

Porém foi só na década de 70 que esse conceito cai por terra com o avanço da tecnologia e o surgimento da genética e o estudo do genoma humano.

Biologicamente/Geneticamente nós seres humanos não possuímos raça, muito menos existe a chamada raça pura, conceito esse inserido no darwinismo social e eugenia, visto que somos oriundos de uma histórica e complexa miscigenação.

Um exemplo foi que em 2009, foi comparado o genoma de dois homens brancos americanos com o de um homem asiático, foi constatado que os americanos tinham mais em comum (geneticamente falando) com o asiático do que eles mesmos entre si.

E então, seres humanos podem ou não ser classificados em raças?

A resposta, geneticamente falando é NÃO!

O que existe de fato são as chamadas variações genéticas dentro de uma mesma população.

O que as pessoas conhecem popularmente como raça não é um conceito genético (visto esse como sendo inexistente) e sim uma construção social envolta de características fenotípicas, culturais, e socioeconômicas permeada ao longo dos anos.

(Fonte: Biblioteca Pública de Boston/Reprodução)
(Fonte: Biblioteca Pública de Boston/Reprodução)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PCN x BNCC

O Brasil tem estabelecido por lei os conhecimentos e habilidades que deverão integrar o currículo de todas as escolas do país, do ensino fundamental ao ensino médio. Fazem parte dessas ferramentas documentos que garantem sua autenticidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que serão os abordados neste artigo.   PCN O PCN surgiu em 1997, oriundo da necessidade de ofertar educação de qualidade a população, devido as altas taxas de repetência e evasão escolar. Eles são um documento que traz a interação como a grande concepção de aprendizagem, conta com diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam educadores na prática docente, garantem a coerência dos investimentos na educação, socializa discussões, pesquisas e recomendações tanto nas escolas públicas e privadas. Os PCNs formam o primeiro nível de concretização curricular, estabelecem metas para as quais devem convergir as ações politicas do MEC...

BioArtigo - Técnica de Bioluminescência de ATP

Estudo para validação de método rápido microbiológico aplicado a teste de esterilidade: Técnica de Bioluminescência de ATP DOI: 10.11606/D.9.2014.tde-26052015-135426 Autor: Aline Marinho Picanço Documento: Dissertação de Mestrado Data de Defesa: 2014-08-25 Palavras-chaves: Validação; Método Microbiológico Rápido; Teste de Esterilidade; Bioluminescência de ATP Resumo: A partir da avaliação e desempenho dos métodos convencionais e alternativos de esterilidade, este estudo investiga a equivalência ou possível superioridade do método rápido por meio da Bioluminescência de ATP. Para o estudo foram utilizados microrganismos certificados na forma de Bioballs® SingleshotTM, sendo adicionados a estes microrganismos Kocuria rosea e Micrococcus luteus. Por meio do método indireto (esterilidade convencional) e a Bioluminescência de ATP, foram validadas por meio do estudo da sensibilidade, especificidade, robustez e o limite de detecção do método alternativo. Sendo realizados ensaios ...

BioCuriosidades - Mitos e Lendas sobre Animais

Segundo cientistas os primeiros animais a surgirem na terra foram as esponjas marinhas, isso há 650 milhões de anos atrás, de lá pra cá passamos por várias eras, assim ao mesmo tempo que novos animais surgiam e evoluíam, alguns não conseguiram se adaptar e foram extintos, como o famoso exemplo dos dinossauros. O surgimento da vida na terra, tanto ela vegetal ou animal, é cercada de inúmeras teorias, mitos e lendas, isso ocorre devido a crença de muitas pessoas no sobrenatural, e também devido à falta de informação científica adequada. Agora vamos desmitificar algumas lendas sobre alguns animais. Embuá ou Piolho-de-Cobra ( Lulus sabulosus cylindroiulus) Embuá (https://www.gpabrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/11/piolho-de-cobra.jpg) Segundo lenda de Marajó PA, uma moça estava com um comportamento bastante diferente, a mãe preocupada começou a notar que a barriga da filha estava um pouco maior, preocupada com medo da filha ter sido abusada questionou-a sobre, mas ...