Como estudar as células?
Por ser a unidade básica que constitui os seres vivos, bem como por possuir dimensões extremamente pequenas, o estudo das células é relevante para a ciência ter uma maior compreensão do funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, o método mais eficiente de como estudar as células é a utilização de aparelhos chamados de microscópios.No ano de 1591, após o advento dos primeiros microscópios, que contavam com apenas uma lente, foi possível efetuar as primeiras investidas no estudo de organismos invisíveis a olho nu. No entanto, foi graças ao britânico Robert Hooke, que ao utilizar microscópios mais elaborados e com mais de uma lente, que o método de como estudar as células angariou melhor suporte e técnica.
Atualmente, com grandes avanços no desenvolvimento desses aparelhos, a citologia pode contar com um amplo número de microscópios, com variados estilos e propósitos distintos.
Atualmente o tipo de microscópio mais usado é o microscópio óptico. Esse instrumento funciona graças a um jogo de lentes que possui a capacidade de ampliar a imagem por meio de um feixe de luz.
O microscópio óptico é constituído por:
– Lentes Objetivas: O microscópio óptico conta com um conjunto de lentes que se destacam, dessa forma elas ampliam a imagem do objeto de estudo. De uma forma geral, um microscópio possui três ou quatro lentes objetivas, possibilitando uma maior capacidade de aumento. Tal capacidade apresentam variações que podem ser de 4x, 10x, 40x e 100x.
– Sistemas Oculares: Possuem duas lentes oculares que têm a capacidade de ampliar a imagem constituída pelas lentes objetivas, regulando alguma eventual deficiência de visualização. A capacidade de ampliação fica variando entre 10x a 15x.
– Diafragma: Esse componente tem por intuito regular o tamanho e a intensidade do cone de luz que é projetado sobre o objeto de estudo.
– Condensador: Esse componente regula o foco e o posicionamento da luz sobre o objeto estudado.
– Revólver: É uma estrutura de perfil giratório que completa as lentes objetivas. Eles modificam a ampliação de acordo com o giro.
– Platina: É uma estrutura de caráter plano que tem como propósito efetuar o suporte do material ou lâmina que está a ser observado. A platina apresenta uma passagem de vidro. Por meio dessa passagem os raios de luz conseguem atravessar.
– Botão macrométrico: Essa estrutura possibilita que a platina efetue um movimento para cima e para
baixo, permitindo assim um ajuste de foco com maior precisão.
Texto retirado e disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/biologia/como-estudar-as-celulas/
Comentários
Postar um comentário