Pular para o conteúdo principal

BioAula - O Estudo das Células

Como estudar as células?

Por ser a unidade básica que constitui os seres vivos, bem como por possuir dimensões extremamente pequenas, o estudo das células é relevante para a ciência ter uma maior compreensão do funcionamento dos seres vivos. Sendo assim, o método mais eficiente de como estudar as células é a utilização de aparelhos chamados de microscópios.
No ano de 1591, após o advento dos primeiros microscópios, que contavam com apenas uma lente, foi possível efetuar as primeiras investidas no estudo de organismos invisíveis a olho nu. No entanto, foi graças ao britânico Robert Hooke, que ao utilizar microscópios mais elaborados e com mais de uma lente, que o método de como estudar as células angariou melhor suporte e técnica.
Atualmente, com grandes avanços no desenvolvimento desses aparelhos, a citologia pode contar com um amplo número de microscópios, com variados estilos e propósitos distintos.
Atualmente o tipo de microscópio mais usado é o microscópio óptico. Esse instrumento funciona graças a um jogo de lentes que possui a capacidade de ampliar a imagem por meio de um feixe de luz.
O microscópio óptico é constituído por:
– Lentes Objetivas: O microscópio óptico conta com um conjunto de lentes que se destacam, dessa forma elas ampliam a imagem do objeto de estudo. De uma forma geral, um microscópio possui três ou quatro lentes objetivas, possibilitando uma maior capacidade de aumento. Tal capacidade apresentam variações que podem ser de 4x, 10x, 40x e 100x.
– Sistemas Oculares: Possuem duas lentes oculares que têm a capacidade de ampliar a imagem constituída pelas lentes objetivas, regulando alguma eventual deficiência de visualização. A capacidade de ampliação fica variando entre 10x a 15x.
– Diafragma: Esse componente tem por intuito regular o tamanho e a intensidade do cone de luz que é projetado sobre o objeto de estudo.
– Condensador: Esse componente regula o foco e o posicionamento da luz sobre o objeto estudado.
– Revólver: É uma estrutura de perfil giratório que completa as lentes objetivas. Eles modificam a ampliação de acordo com o giro.
– Platina: É uma estrutura de caráter plano que tem como propósito efetuar o suporte do material ou lâmina que está a ser observado. A platina apresenta uma passagem de vidro. Por meio dessa passagem os raios de luz conseguem atravessar.
– Botão macrométrico: Essa estrutura possibilita que a platina efetue um movimento para cima e para
baixo, permitindo assim um ajuste de foco com maior precisão.

Texto retirado e disponível em: https://www.resumoescolar.com.br/biologia/como-estudar-as-celulas/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PCN x BNCC

O Brasil tem estabelecido por lei os conhecimentos e habilidades que deverão integrar o currículo de todas as escolas do país, do ensino fundamental ao ensino médio. Fazem parte dessas ferramentas documentos que garantem sua autenticidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que serão os abordados neste artigo.   PCN O PCN surgiu em 1997, oriundo da necessidade de ofertar educação de qualidade a população, devido as altas taxas de repetência e evasão escolar. Eles são um documento que traz a interação como a grande concepção de aprendizagem, conta com diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam educadores na prática docente, garantem a coerência dos investimentos na educação, socializa discussões, pesquisas e recomendações tanto nas escolas públicas e privadas. Os PCNs formam o primeiro nível de concretização curricular, estabelecem metas para as quais devem convergir as ações politicas do MEC...

BioArtigo - Técnica de Bioluminescência de ATP

Estudo para validação de método rápido microbiológico aplicado a teste de esterilidade: Técnica de Bioluminescência de ATP DOI: 10.11606/D.9.2014.tde-26052015-135426 Autor: Aline Marinho Picanço Documento: Dissertação de Mestrado Data de Defesa: 2014-08-25 Palavras-chaves: Validação; Método Microbiológico Rápido; Teste de Esterilidade; Bioluminescência de ATP Resumo: A partir da avaliação e desempenho dos métodos convencionais e alternativos de esterilidade, este estudo investiga a equivalência ou possível superioridade do método rápido por meio da Bioluminescência de ATP. Para o estudo foram utilizados microrganismos certificados na forma de Bioballs® SingleshotTM, sendo adicionados a estes microrganismos Kocuria rosea e Micrococcus luteus. Por meio do método indireto (esterilidade convencional) e a Bioluminescência de ATP, foram validadas por meio do estudo da sensibilidade, especificidade, robustez e o limite de detecção do método alternativo. Sendo realizados ensaios ...

BioCuriosidades - Mitos e Lendas sobre Animais

Segundo cientistas os primeiros animais a surgirem na terra foram as esponjas marinhas, isso há 650 milhões de anos atrás, de lá pra cá passamos por várias eras, assim ao mesmo tempo que novos animais surgiam e evoluíam, alguns não conseguiram se adaptar e foram extintos, como o famoso exemplo dos dinossauros. O surgimento da vida na terra, tanto ela vegetal ou animal, é cercada de inúmeras teorias, mitos e lendas, isso ocorre devido a crença de muitas pessoas no sobrenatural, e também devido à falta de informação científica adequada. Agora vamos desmitificar algumas lendas sobre alguns animais. Embuá ou Piolho-de-Cobra ( Lulus sabulosus cylindroiulus) Embuá (https://www.gpabrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/11/piolho-de-cobra.jpg) Segundo lenda de Marajó PA, uma moça estava com um comportamento bastante diferente, a mãe preocupada começou a notar que a barriga da filha estava um pouco maior, preocupada com medo da filha ter sido abusada questionou-a sobre, mas ...